O evento
No último domingo dia 21 (Domingo) foi realizada a primeira edição do Rio Game Show.
O evento que reuniu fãs de jogos eletrônicos no clube Canto do Rio, em Niterói.
No encontro, os visitantes puderam conferir várias gerações da história dos jogos, desde uma área focada em consoles clássicos conhecidos como o Atari 2600 e NES a outros menos cotados no Brasil, como o Amiga CD32 e o Philips CD-i - aos atuais Xbox 360, PlayStation 3 e Wii. Houve campeonatos de games como "Street Fighter IV", "Wining Eleven: Pro Evolution Soccer 2009" e "The King of Fighters 2002", foram os mais disputados, também teve desafios em "Wii Fit" e "Rock Band".
Os campeonatos foram muito disputados, e duraram praticamente o evento todo, depois de muita disputa os campeonatos tiveram seus vencedores:
Torneio de The King of Fighters o grande campeão foi William Santana Ceclia de Oliveira
2º lugar Acson Douglas
3º lugar Everton Santana
Torneio de de Street Fighter IV e vencedor foi Leandro Lima
2ª lugar Carlos Alberto
3º lugar Yuri Tupper
Torneio de Wining Eleven 2009 foi o que teve mais inscritos totalizando 128 depois de muitas partidas o vencedor foi Tiago Medeiros
2º lugar Vicente Soares
3º lugar Aldemir Gonçalves
O evento contou também com estandes de lojas de videogame vendendo consoles, jogos e acessórios, estandes vendendo camisetas com a turma da Deadpixel e Ultra-X, outros estandes com produtos colecionáveis como estatuetas, buttons, camisetas, bonés e pingentes. Além dos estandes de algumas desenvolvedores brasileiros de jogos como a Nano Games que desenvolve jogos casuais pra celulares das principais operadoras de celulares co destaque para o iPhone, A DonSoft com o game para PC Capoeira Legends que conta um pouco da nossa cultura, o game estava disponivel para teste e venda no estande da produtora, no estande do Projeto Fenix o equipe que venceu o 3º desafio de desenvolvimento em XNA demonstrou os jogos quem foram vencedores dos desafios Hive e The Guest ambos para PC e Xbox 360. O Guinnes não ficou de fora tendo um estande com a versão de games da maior enciclopédia de records do mundo.
Os cursos de game design e modelagem tiveram bastante participantes, desenvolvedoras de software como a DonSoft e a Nano Games palestraram falando um pouco do futuro do mercado brasileiros de games.
Grupo seven: Curso de computação Gráfica
Ao chegar no Local nos deparávamos com personagens famosos nos recepcionando. Uma linda Lara Croft, linda Thais Jussim / Yuki Lefay, uma das maiores cosplayers do Brasil vencedora do Wcs no Japão em 2007.
Tbm podíamos ver espalhadas pelas diversas atrações do evento cosplayers de Sakura, Mai, Rikku,Altair de Assassin's Creed,personagens consagrados como Sonic e Super Mário Bross,além de várias modelos por toda a parte.
*Exposição “A História dos Videogames”: exposição de 50 videogames clássicos que fizeram história, a maior parte deles disponíveis para uso pelo público durante o Rio Game Show. Atari, Telejogo, Master System, Nes e muitos outros estão nesta linha do tempo.
*Estande de Jogos Raros: além de reviver os jogos antigos, é possível comprar games, consoles e acessórios que marcaram o passado em dois estandes com raridades.
*Telão com Street Fighter IV: uma competição com o game de luta de maior sucesso até hoje. Troféus e muitos prêmios em disputa com direito a telão de 200 polegadas.
*Arcades os fliperamas são populares no Brasil desde a década de 80. No Rio Game Show a paixão está de volta com jogos como Metal Slug, Tekken, King of Fighters e muitos outros clássicos disponíveis em free play para os participantes do evento.
*Simulador Arcade Guitar Hero: game com muitos adeptos no Brasil, no Rio Game Show estará disponível nesta versão arcade free play. *Torneio King of Fighters: a pancadaria virtual vai rolar solta neste clássico dos games de luta para fliperama. Uma competição com direito a troféus e muitos prêmios. E o Japan Generation esteve lá pra trazer todas as informações do mais novo evento do Rio de Janeiro Rio Game Show,em sua primeira edição.
Bya [Japan Generation] Primeiro os parabéns pelo evento por mim e pela minha equipe não só pelo evento em sí mas pela proposta apresentada.
Como você teve a idéia de fazer um evento só voltado aos gamomaníacos.
Bya - Marcelo, qual era a expectativa de público para o evento? E quantas pessoas compareceram em média?
Marcelo Tavares - Eram esperadas 3 mil pessoas.Mas superou as nossas expectativas e contamos com a presença de 4.000 pessoas!
Bya - Por aqui não encontramos eventos desse porte e relacionado a games.Quais as maiores dificuldades de se concretizar algo do tipo?
Marcelo Tavares - O evento foi feito de forma totalmente independente, sem apoio de grandes empresas, sem patrocinadores. Isso dificulta bastante pois são eventos que contam com um tipo de estrutura com custo extremamente elevado. Mas no Brasil temos um mercado complicado combalido por causa da Pirataria e dos impostos elevados. Mesmo assim, fizemos o evento na base da raça, da força de vontade, da dedicação por causa da paixão pelos games e acho que o resultado foi muito positivo, principalmente se levarmos estas dificuldades em consideração.
Bya - A pretensão de eventos como foi este com mais freqüência?
Marcelo Tavares - O evento será semestral, então teremos 2 edições anuais do evento. A 1ª edição de 2009 foi esta de ontem, agora teremos a próxima no final de Novembro este ano.
Bya - Gostaria de dar algum recado pras pessoas que compareceram ao Rio Game Show? ...agradecimentos no geral.
Confira aqui todas as centenas de fotos do evento para download
Matéria por Bya e Pretkovisc (Malcolm)
Fotos by :Wallace Wong
2 comentários:
Fui e voltei pra casa sem conseguir jogar: http://dabusca.blogspot.com/2009/06/rio-game-show-o-evento-de-games-do-rio.html
ficou bacana a matéria mas eu nem levei crédito na matéria x.x
Postar um comentário