
O início da E3:
Antes da E3 os desenvolvedores e colaboradores da industria apresentavam seus novos produtos em outras feiras como a Consumer Electronics Show e a European Computer Trade Show.

O primeiro esboço da E3 foi feito pela Interactive Digital Software Association (agora conhecida como Entertainment Software Association) que coincidiu com o lançamento da geração dos consoles de 32 bits, com o lançamento do Sega Saturn e os anúncios dos lançamentos do PlayStation, NeoGeo CD e as especificações técnicas do Nintendo Ultra 64 (Mais tarde rebatizado de Nintendo 64 ou apenas N64).
O evento então ocorreu em 1995 de 11 a 13 de maio em Los Angeles Califórnia e teve como principais oradores o presidente e diretor geral da SEGA of America Thomas Kalinske, o presidente da Sony Electronic Publishing Company Olaf Olafsson e o presidente da Nintendo Norte-Americana Howard Lincoln.


No decorrer dos anos seguintes a feira foi se tornando cada vez mais importante para industria do entretenimento eletrônico e a cada ano o número participantes (expositores, jornalistas e lojistas) aumentava, na edição de 2006 teve um público total 60 mil pessoas tornando-se o maior público participante de todas as edições da E3.
A cada ano que passava as produtoras davam um show para demonstrar os seus lançamentos para o grande público com grandes stands, decorações extravagantes, muita pirotecnia e as graciosas booth babes (belíssimas modelos)

Porém em 31 julho de 2006 o ESA anunciou que a expo seria reduzida de tamanho e reestruturada devido à demanda opressivamente dos expositores. No dia 13 outubro de 2006 o novo formato da feira foram detalhados. Embora a E3 fosse previsto originalmente como uma expo aberta somente aos profissionais da indústria de games, ela tem crescido nos últimos anos para incluir maiores números de bloggeiros e de participantes que não foram admitidos como profissionais da indústria. Muitas destas pessoas foram excluídas do evento apos a revisão, porque a ESA anunciou que na nova E3 a participação seria apenas por convite.


A reestruturação foi muito criticada pela mídia e pelos expositores que reclamavam do baixo número de negócios realizados durante os dias da feira e a pouca produção. ESA então fez uma nova reestruturação para a edição de 2009 pretendendo comportar um número maior de visitantes.
Novo Recomeço:

E a ESA parece ter encontrando um ponto de equilíbrio entre a "E3 dos bons tempos" e a "E3 intimista", trazendo de volta os aspectos de show e com ele a animação, com estandes bem produzidos e a presença de "booth babes", mas sem tumultuar demais o objetivo primordial do evento: a realização de negócios e a cobertura da imprensa. Ou seja, teve circulação facilitada e menos filas nas cabines de testes aos jogos e aos produtos.
Com um número bem expressivo de negócios e uma produção melhor a E3 2009 foi um grande sucesso de mídia e critica agradando principalmente os críticos mais radicais as mudanças

Já podemos esperar que a E3 de 2010 traga ótimas surpresas, mais negócios gerados entre os lojitas e produtoras e quem sabe um público participante ainda maior que a edição desse ano. A ESA já marcou a data da próxima edição que está previsto para acontecer entre 15 e 17 de junho do ano que vem.
Na segunda parte da matéria falaremos sobre o que rolou na E3 2009, quem se saiu bem nas coletivas de imprensa e as novidades que nos aguardam nos meses seguintes.
3 comentários:
Nossa, ficou completão, parabéns ai o_o
Os stands da Blizzard e da Sega ficaram muito fodas *-*
Pra mim, a E3 desse ano foi a melhor de todas e a mais empolgante.
Muita coisa se deve ao anúncio do Project Natal. ♥
Otima materia!!! Deu mô vontade de ir a los angeles agora...e tambem quero ser uma booth babe /nuncaserá
Postar um comentário