quinta-feira, 18 de junho de 2009
80 anos da migração Japonesa á Amazônia
2009 é outro ano comemorativo para a relação entre o Japão e o Brasil: estamos celebrando os 80 anos da imigração japonesa à Amazônia.
Em setembro de 1929, aportaram na cidade paraense de Acará, atual Tomé-Açu, os primeiros imigrantes japoneses na região amazônica. Naquele ano, a economia mundial passava por uma grande crise à qual o Japão não ficou imune. Naquelas circunstâncias, muitos japoneses sonharam com as terras sul-americanas e atravessaram os oceanos.
Desde então, os imigrantes japoneses dedicaram-se à exploração da Amazônia, lutando contra a dificuldade da diferença ambiental como o calor intenso e a umidade, e as doenças como malária. Um dos frutos dos esforços dos imigrantes são a juta e a pimenta do reino plantados nos anos 30. Esses produtos levaram a Amazônia mais uma vez à prosperidade econômica. Atualmente, a contribuição deles na agricultura é ainda notável na produção por exemplo, de frutas tropicais que estão sendo exportadas inclusive para o Japão.
Neste ano em que se comemora os 80 anos da chegada dos imigrantes japoneses na Amazônia, as comunidades nikkeis locais realizarão no mês de setembro, as cerimônias comemorativas em Tomé-Açu (dia 16), Belém (dia 18) e em Manaus (dia 20), além de outros eventos festivos. A comemoração do 80º Aniversário da Imigração Japonesa na Amazônia é oportuna não apenas para lembrar acerca das contribuições prestadas pelos pioneiros, mas também para refletir sobre como desenvolver melhor a cooperação, já existente, entre o Japão e o Brasil na Amazônia. E o Governo do Japão está estudando a possibilidade de aproveitar essa ocasião para contribuir em prol da preservação ambiental nessa região.
Fonte:http://www.br.emb-japan.go.jp
Marcadores:
O que rola por aqui
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário