sexta-feira, 15 de maio de 2009
Tipos de Kimonos
Segundo Cristiane A. Sato, "Desde a virada do milênio, mais pessoas têm resgatado o uso do kimono no cotidiano, gerando um movimento informalmente apelidado de fashion kimono - kimonos de forma tradicional mas com estampas modernas, obis (faixas de amarrar na cintura) que não amarrotam ou com nós prontos, que agradam a um público mais jovem."
Os kimonos seguem uma etiqueta que depende da ocasião, da estação do ano, do sexo, do grau de parentesco ou do estado civil.
Kurotomesode (preto de mangas curtas)- kimono preto com decoração das coxas para baixo e com cinco escudos (kamon) da família impressos ou bordados em branco nas mangas, peito e costas. Usado com o obi de brocado dourado. É o kimono mais formal das mulheres casadas, geralmente, usado pelas mães de noivos em casamento.
Irotomesode ( colorido de mangas curtas )- liso de uma cor só, geralmente em tons
pastéis, com decoração das coxas para baixo e com 5 kamons impressos ou bordados em branco nas mangas, peito e costas. Usado tambem com o obi de brocado dourado. É um kimono menos formal que o kurotomesode, e é usado por mulheres casadas que são parentes próximas dos noivos, em um casamento.
Furisode (mangas que balançam)- kosode feminino, cujas mangas possuem de 70 a 90 cm
de comprimento. Vestimenta formal de mulheres solteiras, são estampados, fechados com obi em brocado multicolorido e brilhante amarrado com laço nas costas. Muito usado no Seijin Shiki (cerimônia da maturidade, quando a moça completa 20 anos) e por solteiras, que são parentes da noiva, em cerimônias de casamento.
Houmongi (traje de visita)- Liso de uma cor só, em tons pastéis, com decoração em um dos
ombros e uma das mangas, e das coxas para baixo, sem kamons. É usado por mulheres casadas ou solteiras, amigas das noiva. Tambem pode ser usado em festas formais e recepções.
Tsukesage- Tem uma decoração um pouco mais discreta e é considerado menos formal que o houmongi. Dos kimonos que podem ser usados diariamente, é o mais requintado.
Iromuji- Kimono de uma cor só, que pode ter textura mas sem decoração em outra cor, usado em cerimônias do chá. Pode ter um pequeno bordado ou kamon nas costas. Considerado elegante para o uso diário.
Komon (estampa pequena)- feito com seda em estampa padronizada. Considerado casual, pode ser usado para sair pela cidade, ou jantar em um restaurante.
Tomesode (mangas encurtadas)- Kosode de seda, forrado em seda com cor diferente, cujas mangas possuem de 50 a 70 cm de comprimento. A expressão deriva do costume das mulheres casadas de cortarem as mangas de seus kimonos demostrando fidelidade ao marido.
Yukata- kimono informal de algodão estampada e sem forro. Mulheres usam os de grande estampa, geralmente de flores e obi largo. Homens usam de pequenas estampas com obi estreito.
Fonte: Cultura Japonesa
Marcadores:
Moda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário