Templates da Lua

Sobre o Japan Generation


O Japan Generation é um projeto destinado a reunir amantes da cultura japonesa. Visamos divulgar todos os eventos relacionados a cultura japonesa, jogos, cosplays, doramas, J-Pop, J-Rock, animes, mangás, notícias diretamente do Japão e etc, além de manter um podcast, uma galeria de fotos e vídeos e matérias atualizadas diariamente. O nosso objetivo é deixar os fãs ainda mais informados e também fazer com que a cultura japonesa atinja cada vez mais pessoas.

Links


Ambivalent Ideal
Tokusatsu Brasil
JaME Brasil
JRock no Sekai
Nautiljon
TBoA
Juizo Final
Hinata Sou
Animaxer
Anime Total
Animehaus
Anime Fun
Anime Pro
Anime, Mangá e TV
Nikkey Brasil
Fundação Japão(SP)
Embaixada do Japão no Brasil
Direto de Tokyo
Consulado Geral do Japão(SP)
Japón Artes Cenicas(Em Espanhol)
Nipo-Cultura
Portal do Japão
Nikkeypédia
Pequeno Dicionário Japonês
Mais de 50 links úteis

Visitantes


Contador


PARCEIROS


Igaum

Tboa

Tboa

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Kodomo no Hi - Dia das crianças no Japão -

Mesmo que com um dia de atraso eu não poderia deixar passar em branco essa data tão importante no Japão.



Ontem foi comemorado lá no país o Kodomo no Hi (こどもの日, que significa “Dia da Criança”) é um feriado nacional japonês, que acontece anualmente no dia 5 de maio, o quinto dia do quinto mês, e faz parte da Golden Week (semana dourada).
É um dia reservado ao respeito da criança para comemorar a sua felicidade.
Foi designado um feriado nacional pelo governo japonês em 1948.

Originalmente era chamado de Tango no sekku [端午の節句] (dia dos meninos), esta data já era celebrada desde a era Nara.
Embora o nome tenha mudado para dia das Crianças, os costumes continuam os mesmos e o feriado é voltado principalmente para os meninos.

As meninas também tem seu dia, o Hina-matsuri, ou “Dia das Meninas” que ocorre no dia 3 de março - terceiro dia do terceiro mês, porém ,diferentemente do Kodomo no Hi, o Hina - Matsuri não é considerado feriado Nacional.
Nesses pequenos detalhes, percebemos que o Japão continua sendo uma nação que distinguem Homens e Mulheres, dando preferencia claro, para os Homens.


No Kodomo no Hi, as famílias expressam o seu respeito pelas crianças e lhes desejam força pendurando o koinobori (鯉幟/こいのぼり) (coloridas carpas em forma de bandeiras) em suas residências e é comum ve-los penduradas em longas linhas em vários rios e canais em todo Japão.
Diz-se que a carpa pode nadar em grandes correntezas e isso representa para o povo oriental ,a força e a coragem necessária para superar dificuldades na vida.

O motivo das Carpas simpolizarem o Dia das Crianças é que segundo uma lenda,
uma carpa nadou contra uma cachoeira e quando chegou ao topo, transformou-se em um dragão.
Acredita-se que as carpas trazem sorte e sucesso na vida, e a celebração do dia traz a força que um garoto precisa ter para um crescimento saudável.
Os preparativos e adornos para o kodomo no hi começam cerca de uma semana antes e ficam expostos até o dia da festa.
Os símbolos deste dia são: o gogatsu ningyô, ou altar, o kabuto, as carpas e os pratos típicos. Como o altar tem um preço elevado e ocupa um espaço muito grande nas casas, o kabuto é utilizado para representar todo o ornamento.
É de costume, nas festas, comer chimaki, bolinho de arroz cozido enrolado na folha de bambu e kashiwamochi, doce feito de arroz com recheio de doce de feijão embrulhado em folhas de carvalho. Também existem músicas folclóricas para este dia, como o seikurabe e koinobori. No ofurô, colocam-se folhas ou essências de íris para afastar os maus espíritos.

Nesse dia são feitos diversos Eventos de Undokai (Gincana). É comum você notar diversas bandeiras com formatos de carpa espalhados pela cidade.
E vale lembrar que as carpas têm uma ordem certa a serem dispostas: primeiro ficam as flâmulas sem formato de carpa, depois a carpa preta (que representa o pai), em seguida a vermelha (que representa a mãe), e, por último, as carpas menores, que representam os filhos.


No Japão, a “Golden Week”, é como a “semana do saco cheio” no Brasil. Isso porque o dia cinco finaliza uma série de feriados nacionais.
Antes dele têm o dia três de maio, quando é comemorado o Dia da Constituição, o dia quatro é o Dia do Verde, e no dia 29 de abril, o aniversário do antigo imperador (Showa) .

Assista abaixo o vídeo das crianças cantando músicas da carpa!




Contrubuíram como fontes de pesquisa para essa matéria:Japaemfoco,
Wikipédia,
Nipocultura,Japacult.


Nenhum comentário:

Postar um comentário