Templates da Lua

Sobre o Japan Generation


O Japan Generation é um projeto destinado a reunir amantes da cultura japonesa. Visamos divulgar todos os eventos relacionados a cultura japonesa, jogos, cosplays, doramas, J-Pop, J-Rock, animes, mangás, notícias diretamente do Japão e etc, além de manter um podcast, uma galeria de fotos e vídeos e matérias atualizadas diariamente. O nosso objetivo é deixar os fãs ainda mais informados e também fazer com que a cultura japonesa atinja cada vez mais pessoas.

Links


Ambivalent Ideal
Tokusatsu Brasil
JaME Brasil
JRock no Sekai
Nautiljon
TBoA
Juizo Final
Hinata Sou
Animaxer
Anime Total
Animehaus
Anime Fun
Anime Pro
Anime, Mangá e TV
Nikkey Brasil
Fundação Japão(SP)
Embaixada do Japão no Brasil
Direto de Tokyo
Consulado Geral do Japão(SP)
Japón Artes Cenicas(Em Espanhol)
Nipo-Cultura
Portal do Japão
Nikkeypédia
Pequeno Dicionário Japonês
Mais de 50 links úteis

Visitantes


Contador


PARCEIROS


Igaum

Tboa

Tboa

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Japonismo

" O termo “japonismo” foi criado e utilizado na segunda metade do século XIX para designar tanto a moda crescente das estampas “ukiyo-e”, dos objetos artísticos e motivos decorativos, quanto a revolução estética provocada por sua descoberta nos meios artísticos europeus e americanos. " (Prof. Dr. Luiz Carlos Dantas)


Estampas “ukiyo-e”


Em 1854, houve a abertura dos portos japoneses para o Ocidente. Diversos produtos do Japão, podiam agora, chegar com mais facilidade a Europa. Porém, a arte japonesa ganhou espaço nas Exposições Internacionais de 1862, 1867 e 1878, em cidades como Londres e Paris. 
O Japonismo não deve ser considerado como uma cópia da arte japonesa pelos europeus, mas sim, um encontro de culturas. 
Muitas caracteristicas de movimentos artisticos que surgiram no mesmo periodo ou posteriormente, como Art Nouveau e Impressionismo, só podem ser compreendido com o uso de obras japonesas como referência. 
Grandes artistas foram afetados pela onda do Japonismo, entre eles: Van Gogh, Degas, Touluse-Lautrec e Gustav Klint.

Pintura de Van Gogh a partir da gravura de Hiroshige


A edição primavera/verão 2008/2009 da SPFW, apresentou, entre seus temas o Japonismo. Uma exposição com peças dos maiores estilistas japoneses, um seminário com a particiapação do estilista Kenzo, e algumas grifes com coleções inspiradas na cultura japonesa, fizeram parte do evento. Além de ser uma tendência mundial para o verão passado, também comemoravamos os 100 anos da imigração japonesa para o Brasil.

Criações dos estilistas: Issey Miyake, Kenzo e Yohji Yamamoto.


Fontes:Revista Estilo de vida, Moda sem Frescura e FJSP.

Um comentário:

Ka disse...

E graças aos 100 anos da imigração a cada dia mais vemos o japonismo pelas rua, quantas vezes eu não me deparei na rua com pessoas com estampas/estilos japoneses na rua.

Amei o pots ;*

Postar um comentário