Templates da Lua

Sobre o Japan Generation


O Japan Generation é um projeto destinado a reunir amantes da cultura japonesa. Visamos divulgar todos os eventos relacionados a cultura japonesa, jogos, cosplays, doramas, J-Pop, J-Rock, animes, mangás, notícias diretamente do Japão e etc, além de manter um podcast, uma galeria de fotos e vídeos e matérias atualizadas diariamente. O nosso objetivo é deixar os fãs ainda mais informados e também fazer com que a cultura japonesa atinja cada vez mais pessoas.

Links


Ambivalent Ideal
Tokusatsu Brasil
JaME Brasil
JRock no Sekai
Nautiljon
TBoA
Juizo Final
Hinata Sou
Animaxer
Anime Total
Animehaus
Anime Fun
Anime Pro
Anime, Mangá e TV
Nikkey Brasil
Fundação Japão(SP)
Embaixada do Japão no Brasil
Direto de Tokyo
Consulado Geral do Japão(SP)
Japón Artes Cenicas(Em Espanhol)
Nipo-Cultura
Portal do Japão
Nikkeypédia
Pequeno Dicionário Japonês
Mais de 50 links úteis

Visitantes


Contador


PARCEIROS


Igaum

Tboa

Tboa

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ifuku

A palavra Kimono é traduzida como “coisa de vestir” e designa, fora do Japão, peças variadas que formam um visual considerado tipicamente japonês. “No Japão, a peça principal que nós chamamos de kimono é chamada kosode.”, segundo Sato.
O
vestuário divide-se em duas grandes categorias: wafuku (vestimenta japonesa ou de estilo japonês) e yofuku (vestimenta ocidental ou de estilo ocidental).

Wafaku

A vestimenta japonesa tradicional, possui uma variedade muito grande de peças que foram se desenvolvendo durante muitas eras com diversas influências. Por isso, precisarei de alguns posts para mostrar essas variações de forma mais detalhada e dividida pelos períodos mais importantes da historia japonesa.


Era Heian (794-1185)

Sokutai:após o contato com a China ser oficialmente suspenso, os homens da aristocracia passaram a usar um conjunto formal composto por uma ampla saia-calça chamada Oguchi. Varias camadas de longos kimonos chamados Ho, uma enorme túnica bordada, mangas longas e amplas e calda de 5 metros dão volume a roupa. Era obrigatório o uso de dois acessórios : Tachi (uma espada cerimonial) e Shaku (tabuleta de madeira ). Além do penteado chamado kamuri, composto por um pequeno chapéu preto e fitas de seda engomadas. Existia 5 variações de como prender essas fitas ao penteado, que designava sua importância na sociedade.












(Foto: Imperador Shōwa após sua cerimônia de entronização, usando o Sokutai
)






Ikan:
versão simplificada do Sokutai, usada pelos sacerdotes xintoístas até hoje.








(Foto: Sacerdote -Bonsam-)






Jûni-hitoe(“as doze molduras das pessoas”) : traje feminino que até o século XVI era conhecido por karaginumo. Formado de por 12 kimonos de seda sobrepostos chamados de uchiki, cada um menor que outro, formando seguidas camadas de golas, caldas e golas. O ultimo uchiki serve como um sobretudo, que era freqüentemente amarrado com um cinto amarrado á frente e uma calda que poderia ser de cor diferente. Um enorme leque decorado com cordões de seda e um tipo de carteira de seda, encaixada na gola entre a 3ª e a 4ª camada, eram complementos obrigatórios.














(Foto: Um exemplar de jûni-hitoe)










Fonte: Cultura japonesa


Nenhum comentário:

Postar um comentário