Templates da Lua

Sobre o Japan Generation


O Japan Generation é um projeto destinado a reunir amantes da cultura japonesa. Visamos divulgar todos os eventos relacionados a cultura japonesa, jogos, cosplays, doramas, J-Pop, J-Rock, animes, mangás, notícias diretamente do Japão e etc, além de manter um podcast, uma galeria de fotos e vídeos e matérias atualizadas diariamente. O nosso objetivo é deixar os fãs ainda mais informados e também fazer com que a cultura japonesa atinja cada vez mais pessoas.

Links


Ambivalent Ideal
Tokusatsu Brasil
JaME Brasil
JRock no Sekai
Nautiljon
TBoA
Juizo Final
Hinata Sou
Animaxer
Anime Total
Animehaus
Anime Fun
Anime Pro
Anime, Mangá e TV
Nikkey Brasil
Fundação Japão(SP)
Embaixada do Japão no Brasil
Direto de Tokyo
Consulado Geral do Japão(SP)
Japón Artes Cenicas(Em Espanhol)
Nipo-Cultura
Portal do Japão
Nikkeypédia
Pequeno Dicionário Japonês
Mais de 50 links úteis

Visitantes


Contador


PARCEIROS


Igaum

Tboa

Tboa

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ifuku- parte 2

Continuando nossa viagem pelas transformações que ocorreram no vestuario japones, vamos ver desde os uniformes de samurais até peças inspiradas nas roupas dos navegantes portugueses.


Era Kamakura (1185-1333)

kariginu: traje de caça informal da aristocracia - um tipo de capa engomada com gola arredondada, longas e amplas mangas que podiam ser decoradas com cordões - foi amplamente adotado pelos senhores feudais e samurais.

Kariginu, frente e costas.

Hakama: saia-calça ampla com placa de sustentação nas costas usada, principalmente, por mulheres combinadas aos uchikis. Com o tempo, o uchiki foi substituido pelo kosode, que é menos amplo, tem mangas mais curtas e a forma se aproxima dos kimonos modernos.

Hakama frente e costas. Atenção para a placa de sustentação nas costas.

Na Era Muromachi (1333-1568)

Uchikake ou Kaidori: Foi acrescentado a vestimenta na Era Muromachi. É um kimono com a mesma forma, mais um pouco mais ampla que o kosode. Serve como sobretudo e pode ter ou não a barra almofada. O kosode com uchikake era o traje formal feminino das altas classes e hoje, faz parte do traje tradicional de noiva.

Uchikake ou kaidori com barra com almofada.

Era Azuchi-Momoyama (1568-1600)
kamishimo: usado na Era Azuchi-Momoyama, é um kimono masculino, com saia-calça ampla, longa e estruturada chamada de nagabakama. Tudo era feito do mesmo tecido e as vezes complementado por um casaco sem mangas, com obros largos e estruturados em tecido diferente.

Kamishimo

Xogunato Tokugawa (1600-1868)

Obi: Faixas largas e compridas usadas para fechar os kosodes, feitos em brocado com fios de ouro e prata. O kosode, havia se tornado o traje básico de homens e mulheres e passou a ser mais decorado com o desenvolvimento de tecnicas de tingimento como yuzen e shibori.

Três diferentes tipos de Obi.


Haori:
casaco com mangas amplas e gola estreira feita de seda, na qual bordava-se ou imprimia-se símbolos que representavam a atividade profissional da pessoa ou insiginia (kamon, ou escudo circular) do chefe da familia.

Haori por cima de um kimono tradicional

Happi:
Uma versão mais popular do haori, de tecidos mais simples e mais resistente, passou a ser usada por trabalhadores e funcionarios do comercio. Atualmente, é usado em festivais.

Happi matsuri,
usado em festivais japoneses.


Kappa:
Uma capa longa de corte circular, com ou sem gola, sem mangas e usada como sobretudo, deriva das capas usadas pleos navegantes portugueses.

Jûban
: Camisa com forma de kimono curta usada como roupa de baixo deriva do "gibão" portugues.

[1]Luís XIII: gibão justo ao busto, alargando-se nos quadris. [2 e 3] Juban masculino, frente e costas.

Vestuário militar: No final do século XIX, o xogunato institui novas regras de uniformes militares. E tornou o kosode, o hakama e o haori, uniforme-padrão dos samurais. O daisho (conjunto de duas katanás) e o penteado chonmage (a parte acima da testa é raspada, com os cabelos, compridos na altura dos ombros, presos em forma de um coque na parte superior atrás da cabeça) era de uso obrigatório. Hoje em dia, o conjunto kosode, hakama e haori é usado pelo noivo em casamentos tradicionais.

Ator do teatro Kabuki mostrando como um samurai poderia estar vestido

Um comentário:

Bya disse...

Nossa *0*
Muito bom a e completa a matéria.
Parabéns moça [corassaum]

Não deixei de ler uma linha se quer,estou ansiosa pela matéria de moda da Naeotokyo =*

Postar um comentário