As mulheres adotaram mais lentamente os estilos ocidentais. No início apenas a aristocracia usava vestidos de gala, importados da Europa, usados em algumas ocasiões formais na corte Meiji e em bailes do suntuoso salão Rokumeikan (de 1883 a 1889) em Tóquio. A partir da 1ª Guerra Mundial, mulheres instruídas e com profissões urbanas passaram a usar diariamente roupas ocidentais, mas só após a 2ª Guerra Mundial (1945) foi que o vestuário ocidental passou a ser a regra em todas as classes sociais, homens mulheres e crianças."
Neste ultimo sabado (09/05), ocorreu mais uma edição da Neotokyo e desta vez o tema foi a Era Meiji /Meiji Jidai. Como podemos ler no texto acima, a era Meiji foi um momento importante na historia japonesa, aonde o país se abria para o ocidente, experimentando novos costumes e até instituindo costumes ocidentais como regra de etiqueta. E na contra mão, tambem foi o momento em que o ocidente conheceu a cultura japonesa de forma mais profunda, ou seja, houve uma troca de informação muito preciosa com essa abertura. E esta ultima edição da Neotokyo é um otimo exemplo de troca cultural.
Como muitos já disseram, está foi a melhor edição da festa e também a mais produzida, em termos visuais. O casarão Mal do Século, na Lapa, deu o clima de século XIX (periodo da era Meiji) e a mistura entre ocidentais usando kimonos e visual kei em meio ao centro do Rio de Janeiro deixou a noite ainda mais agradavel e divertida. Que venha mais Neotokyo e seu público muito bem vestido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário