Templates da Lua

Sobre o Japan Generation


O Japan Generation é um projeto destinado a reunir amantes da cultura japonesa. Visamos divulgar todos os eventos relacionados a cultura japonesa, jogos, cosplays, doramas, J-Pop, J-Rock, animes, mangás, notícias diretamente do Japão e etc, além de manter um podcast, uma galeria de fotos e vídeos e matérias atualizadas diariamente. O nosso objetivo é deixar os fãs ainda mais informados e também fazer com que a cultura japonesa atinja cada vez mais pessoas.

Links


Ambivalent Ideal
Tokusatsu Brasil
JaME Brasil
JRock no Sekai
Nautiljon
TBoA
Juizo Final
Hinata Sou
Animaxer
Anime Total
Animehaus
Anime Fun
Anime Pro
Anime, Mangá e TV
Nikkey Brasil
Fundação Japão(SP)
Embaixada do Japão no Brasil
Direto de Tokyo
Consulado Geral do Japão(SP)
Japón Artes Cenicas(Em Espanhol)
Nipo-Cultura
Portal do Japão
Nikkeypédia
Pequeno Dicionário Japonês
Mais de 50 links úteis

Visitantes


Contador


PARCEIROS


Igaum

Tboa

Tboa

terça-feira, 12 de maio de 2009

Era Meiji e Neotokyo

"A partir da Restauração Meiji (1868), os japoneses lentamente adotaram o vestuário ocidental. O processo começou por decreto: o governo determinou que todos os funcionários públicos, militares e civis, passassem a usar roupas ou uniformes à ocidental. Ao final da 1ª Guerra Mundial (1918), quase todos os homens já usavam ternos, camisas, calças e sapatos de couro.


As mulheres adotaram mais lentamente os estilos ocidentais. No início apenas a aristocracia usava vestidos de gala, importados da Europa, usados em algumas ocasiões formais na corte Meiji e em bailes do suntuoso salão Rokumeikan (de 1883 a 1889) em Tóquio. A partir da 1ª Guerra Mundial, mulheres instruídas e com profissões urbanas passaram a usar diariamente roupas ocidentais, mas só após a 2ª Guerra Mundial (1945) foi que o vestuário ocidental passou a ser a regra em todas as classes sociais, homens mulheres e crianças."




Rokumeikan, foto de 1883



Ukiyoe por Chikanobu, representação de dança no Rokumeikan



Neste ultimo sabado (09/05), ocorreu mais uma edição da Neotokyo e desta vez o tema foi a Era Meiji /Meiji Jidai. Como podemos ler no texto acima, a era Meiji foi um momento importante na historia japonesa, aonde o país se abria para o ocidente, experimentando novos costumes e até instituindo costumes ocidentais como regra de etiqueta. E na contra mão, tambem foi o momento em que o ocidente conheceu a cultura japonesa de forma mais profunda, ou seja, houve uma troca de informação muito preciosa com essa abertura. E esta ultima edição da Neotokyo é um otimo exemplo de troca cultural.
Como muitos já disseram, está foi a melhor edição da festa e também a mais produzida, em termos visuais. O casarão Mal do Século, na Lapa, deu o clima de século XIX (periodo da era Meiji) e a mistura entre ocidentais usando kimonos e visual kei em meio ao centro do Rio de Janeiro deixou a noite ainda mais agradavel e divertida. Que venha mais Neotokyo e seu público muito bem vestido!


Hitoki (Ob'SEX'i[on]) e Renata.


Renata e Kyo (Bakuhatsu)


Kali e Kazui (Kurohana)


Harumitsu, Seiju e Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário