Quem de nós já não teve aquela fixação em algum personagem por algum motivo especial?
Pois é esse desejo pode ser realizado pelos chamados ,cosplay, e esse hobby tem ganhado cada dia mais adeptos no mundo dos animes e mangás.
A palavra cosplay é uma espécie de abreviação para "costume player" (costume=roupa/trajes/fantasia - player=atuar).
Então o cosplay é caracterizado como um personagem de algum livro, filme, mangá que queria se homenagear: representando a personalidade deste.E em alguns eventos até mesmo pode-se competir uns com os outros em concursos.
Os cosplays surgiram na década de 70 nos Estados Unidos da América em convenções de quadrinhos.
Certa vez, em uma dessas tais convenções houve uma promoção, onde quem fosse fantasiado de super-herói entraria de graça, assim ocorreu.A idéia deu tanto certo que se transformou em tradição e hoje está em toda à parte do mundo.
Já no Brasil, os cosplay surgiram nos eventos de Jornada nas estrelas e RPGS no final da década de 1980, logo, em seguida se popularizaram em eventos de anime e mangas no finzinho da década de 1990.
Atualmente eles são os maiores atrativos dos eventos de RPGS animes a mangás.
Para a maioria das pessoas cosplay é somente se fantasiar de um personagem, mas é muito mais do que isso, vai muito além das vestimentas, encenações. É uma verdadeira arte vinda direta de fãs, que se dedicam muito para chegar o mais próximo de dar vida ao seu personagem.
Hoje existem grandes referências nesse mundo de cosplays, como, por exemplo, Vingaard e Yiuki (moradores do Rj), que empenham total dedicação e amor a essa arte. Tanto empenho os levou muito longe...Eles foram os campeões do WCS Brasil 2007 e foram ao Japão representar o cosplay brasileiro.Eles são reconhecidos no Brasil e no exterior por serem colecionadores de títulos e mais títulos de concursos de cosplays. E outra grande conquista para os Otakus foi que pela 1° vez o tema é retratado em um enredo de uma escola de samba a Porto da Pedra trouxe nesse ano a historia dos 100 anos da imigração japonesa para o Brasil e no enredo se falou de mangás, animes e cosplays, e o 6° carro da escola trouxe os personagens pra Sapucaí.
Para Camila Tiemy que atualmente mora no Japão fazer um cosplay é diversão.Ela diz que faz pra se sentir bem, é algo bem diferente, como se você se sentisse outra pessoa, e também por conhecer pessoas novas, fazer grandes amizades, usar bastante a criatividade e inteligência pra que tudo saia perfeito e conseguir fazer com quer dos mínimos detalhes bem reais e parecidos com os originais em desenhos.
E essa é a verdadeira essência de fazer um cosplay...Apesar das competições, é a relação com o próximo, e fazer novas amizades.
Então agora que você já sabe um pouco sobre esse hobby dos otakus que tal encarnar o seu personagem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário