Templates da Lua

Sobre o Japan Generation


O Japan Generation é um projeto destinado a reunir amantes da cultura japonesa. Visamos divulgar todos os eventos relacionados a cultura japonesa, jogos, cosplays, doramas, J-Pop, J-Rock, animes, mangás, notícias diretamente do Japão e etc, além de manter um podcast, uma galeria de fotos e vídeos e matérias atualizadas diariamente. O nosso objetivo é deixar os fãs ainda mais informados e também fazer com que a cultura japonesa atinja cada vez mais pessoas.

Links


Ambivalent Ideal
Tokusatsu Brasil
JaME Brasil
JRock no Sekai
Nautiljon
TBoA
Juizo Final
Hinata Sou
Animaxer
Anime Total
Animehaus
Anime Fun
Anime Pro
Anime, Mangá e TV
Nikkey Brasil
Fundação Japão(SP)
Embaixada do Japão no Brasil
Direto de Tokyo
Consulado Geral do Japão(SP)
Japón Artes Cenicas(Em Espanhol)
Nipo-Cultura
Portal do Japão
Nikkeypédia
Pequeno Dicionário Japonês
Mais de 50 links úteis

Visitantes


Contador


PARCEIROS


Igaum

Tboa

Tboa

domingo, 10 de maio de 2009

Categorias de Concurso Cosplay

Fala galerinha!

Muito prazer, meu nome é impronunciável e por isso escolhi meu alter-ego, Kalu Makie-chan, para assumir o comando das matérias... Sou fã de animes desde criança, sou cosplayer (definição mais abaixo) há uns 4 anos, e gosto muito de ler ecleticamente (culturas, curiosidades, animais, por ai), gosto muito de filmes/animes/ mangás de ação...

Bom, como nada disso importa, vamos ao que interessa: eu vou falar, ao longo do tempo, sobre cosplay e fanfictions. Primeiramente, vou explorar um pouco mais sobre o mundo dos cosplays e em outro post, falarei sobre fanfictions.

Já temos uma prévia definição do que é cosplay, postada muito antes da minha entrada e creio que esta já é suficiente para se ter uma noção do que é o tão aclamado hobby que leva milhares de fãs a comparecer em eventos e gritar, chorar, espernear e fotografar outros fãs "alheios", estes, que dedicam corpo, alma, tempo e dinheiro na tentativa de encarnar seu personagem favorito.


depois de uma cotovelada, eu consegui uma foto \o/

Ou não. Por muito tempo, esse foi o discurso de quem fazia cosplay - os praticantes dessa arte ou hobby são os denominados cosplayers - até que começaram a surgir em eventos cosplays simplesmente trapos. Trapos, que eu digo, no sentido de serem muito simples, compostos por peças de roupas básicas, daquelas que encontramos no armário, não estou tentando denegrir ninguém rsrsrs... Os cosplays nem sempre eram, nesses casos, um personagem de fato, e sim uma celebridade como Britney Spears ou Amy Winehouse. Ou simplesmente "fantasias" dignas de lixo, mas isso é outra história, para um outro post.

A forma que o cosplay é praticado no Brasil caracteriza-se por uma mistura do modelo americano e japonês. O conceito americano - ou seja, as famosas masquerades - foi adaptado para as terras tupiniquins e tornou-se o tradicional concurso de cosplay que vemos em qualquer evento por aqui. São concursos que não se limitam à exibição dos cosplays, mas que permitem aos participantes de realizar apresentações criativas e que divertem o público. Por isso, hoje em dia há duas categorias principais, quando se participa de um concurso de cosplay: as categorias tradicional e a livre.

Na categoria tradicional, vemos cosplayers que se dedicaram ao máximo que puderam para que os seus cosplays se saíssem o mais próximo possível da sua interpretação do personagem. Claro que essa perfeição depende da condição finaceira do cosplayer, do seu conhecimento sobre tecidos, costureira, objetos e/ou materiais caso o personagem carregue algum acessório (espada, armadura, etc), mas isso é assunto para outro tópico. Em síntese, nessa categoria os mínimos detalhes das caraterísticas visuais (roupa, cabelo) e comportamentais (sorriso, frase de efeito ou vício de linguagem característico) garantem no mínimo, muitas fotos, reconhecimento do público e muitos aplausos.

Um exemplo de cosplays tradicionais.

Já na categoria livre, vale tudo. Tudo mesmo (menos ficar nu no palco ou qualquer insanidade, tipo matar o coleguinha, né, sejamos sensatos)...! Tanto faz se é um cosplay muito bem detalhado, visualmente ou no quesito comportamental, ou se é simplesmente uma pessoa comum, vestindo roupas comuns, que resolve subir no palco e se apresentar de forma engraçada.

O que conta é a criatividade, e essas apresentações costumam ser o clímax dos eventos, de forma geral. Como dito anteriormente, até mesmo celebridades entram nesse quesito, e seus cosplayers não são taxados como inferiores por isso, às vezes possuem até mais fama se comparar com alguém que só compete no estilo tradicional. Quanto mais criativa, tresloucada, misturada e incomum, mas ao mesmo tempo com uma pitadinha de inteligência e sagacidade, a apresentação conquista mais reconhecimento e carinho do público - e porque não, dos jurados também.

Um exemplo de cosplay da categoria livre =3


A linha que separa as categorias das apresentações é muito tênue, e não é raro de acontecer de alguma apresentação da categoria livre ser muito mais planejada e melhor executada do que uma apresentação de categoria tradicional...

Bom, galerinha, isso é tudo por hoje, espero que tenham gostado da minha matéria, foi curtinha mas espero ter esclarecido algumas dúvidas...no próximo post, um passo-a-passo de como entrar no mundo cosplay! ^-^

Kissus, ja nee!


*imagens coletadas da internet e de arquivos pessoais. Todos os direitos reservados, e não há qualquer tentativa de arrecadação lucrativa com a exposição destas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário