Templates da Lua

Sobre o Japan Generation


O Japan Generation é um projeto destinado a reunir amantes da cultura japonesa. Visamos divulgar todos os eventos relacionados a cultura japonesa, jogos, cosplays, doramas, J-Pop, J-Rock, animes, mangás, notícias diretamente do Japão e etc, além de manter um podcast, uma galeria de fotos e vídeos e matérias atualizadas diariamente. O nosso objetivo é deixar os fãs ainda mais informados e também fazer com que a cultura japonesa atinja cada vez mais pessoas.

Links


Ambivalent Ideal
Tokusatsu Brasil
JaME Brasil
JRock no Sekai
Nautiljon
TBoA
Juizo Final
Hinata Sou
Animaxer
Anime Total
Animehaus
Anime Fun
Anime Pro
Anime, Mangá e TV
Nikkey Brasil
Fundação Japão(SP)
Embaixada do Japão no Brasil
Direto de Tokyo
Consulado Geral do Japão(SP)
Japón Artes Cenicas(Em Espanhol)
Nipo-Cultura
Portal do Japão
Nikkeypédia
Pequeno Dicionário Japonês
Mais de 50 links úteis

Visitantes


Contador


PARCEIROS


Igaum

Tboa

Tboa

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Especial E3 Parte 1

Matéria especial sobre E3, divida em duas partes, nessa primeira parte falaremos um pouco da história da feira.A Electronic Entertainment Expo mais conhecida como E3 é a maior feira internacional da industria de games do mundo, produzida pela Entertainment Software Association (ESA). A feira que ocorre anualmente no Centro de Convenções de Los Angeles (LACC) é usada por varias produtoras e desenvolvedoras de jogos e hardware para apresentarem em seus stands os próximos lançamentos na linha de jogos e consoles mostrando as principais tendências da industria do entretenimento eletrônico.

O início da E3:

Antes da E3 os desenvolvedores e colaboradores da industria apresentavam seus novos produtos em outras feiras como a Consumer Electronics Show e a European Computer Trade Show.

O primeiro esboço da E3 foi feito pela Interactive Digital Software Association (agora conhecida como Entertainment Software Association) que coincidiu com o lançamento da geração dos consoles de 32 bits, com o lançamento do Sega Saturn e os anúncios dos lançamentos do PlayStation, NeoGeo CD e as especificações técnicas do Nintendo Ultra 64 (Mais tarde rebatizado de Nintendo 64 ou apenas N64).

O evento então ocorreu em 1995 de 11 a 13 de maio em Los Angeles Califórnia e teve como principais oradores o presidente e diretor geral da SEGA of America Thomas Kalinske, o presidente da Sony Electronic Publishing Company Olaf Olafsson e o presidente da Nintendo Norte-Americana Howard Lincoln.

Hall de entrada da E3

O evento continuou a crescer e se transformar num lugar comum para a divulgação de novos produtos. Em 1996, a conferência de imprensa da Nintendo revelou o Nintendo 64 e Super Mario 64 nos Estados Unidos. A Epic MegaGames mostrou pela primeira vez a Unreal Engine. O demo de StarCraft teve seu destaque, assim como Final Fantasy VII da Squaresoft (hoje Square Enix). O evento aconteceu entre 16 a 18 maio em Los Angeles, Califórnia.

No decorrer dos anos seguintes a feira foi se tornando cada vez mais importante para industria do entretenimento eletrônico e a cada ano o número participantes (expositores, jornalistas e lojistas) aumentava, na edição de 2006 teve um público total 60 mil pessoas tornando-se o maior público participante de todas as edições da E3.

A cada ano que passava as produtoras davam um show para demonstrar os seus lançamentos para o grande público com grandes stands, decorações extravagantes, muita pirotecnia e as graciosas booth babes (belíssimas modelos)
Booth Babes

E3 Reestruturada:

Porém em 31 julho de 2006 o ESA anunciou que a expo seria reduzida de tamanho e reestruturada devido à demanda opressivamente dos expositores. No dia 13 outubro de 2006 o novo formato da feira foram detalhados. Embora a E3 fosse previsto originalmente como uma expo aberta somente aos profissionais da indústria de games, ela tem crescido nos últimos anos para incluir maiores números de bloggeiros e de participantes que não foram admitidos como profissionais da indústria. Muitas destas pessoas foram excluídas do evento apos a revisão, porque a ESA anunciou que na nova E3 a participação seria apenas por convite.

Com a reestruturação a ESA adotou um novo nome para expo, passando a se chamar E3 Media & Business Summit. além do novo nome o público que já havia chego a 60 mil participantes em 2006 ficou, entre 3 mil e 5 mil pessoas nas edição de 2007 e 2008, uma quantidade bem modesta por sinal.

A reestruturação foi muito criticada pela mídia e pelos expositores que reclamavam do baixo número de negócios realizados durante os dias da feira e a pouca produção. ESA então fez uma nova reestruturação para a edição de 2009 pretendendo comportar um número maior de visitantes.

Novo Recomeço:

E foi o que aconteceu na edição de 2009 a E3 estaria voltando a dar show, o público participante foi bem maior que nas edições de 2007 e 2008, a feira que aconteceu entre os dias 02 e 04 junho em Los Angeles. A própria ESA, afirmou que o evento deste ano teve mais de 41 mil visitantes. Os números se aproximam bem com a "fase de ouro" da E3 em 2006, o motivo para o retorno da feira a esse molde se deve a reclamação dos participantes.


E a ESA parece ter encontrando um ponto de equilíbrio entre a "E3 dos bons tempos" e a "E3 intimista", trazendo de volta os aspectos de show e com ele a animação, com estandes bem produzidos e a presença de "booth babes", mas sem tumultuar demais o objetivo primordial do evento: a realização de negócios e a cobertura da imprensa. Ou seja, teve circulação facilitada e menos filas nas cabines de testes aos jogos e aos produtos.

















Stands da Blizzard e Sega


Stand da nVIDIA

Com um número bem expressivo de negócios e uma produção melhor a E3 2009 foi um grande sucesso de mídia e critica agradando principalmente os críticos mais radicais as mudanças anteriores como o executivo-chefe da EA John Riccitielo que em uma entrevista para o site de games da UOL disse: "A ESA organizou um grande show para a indústria de games, a E3 de 2009 refletiu a vitalidade, inovação e a presença global de uma indústria que cresce rapidamente. Estou ansioso pelo evento do ano seguinte".

Já podemos esperar que a E3 de 2010 traga ótimas surpresas, mais negócios gerados entre os lojitas e produtoras e quem sabe um público participante ainda maior que a edição desse ano. A ESA já marcou a data da próxima edição que está previsto para acontecer entre 15 e 17 de junho do ano que vem.

Na segunda parte da matéria falaremos sobre o que rolou na E3 2009, quem se saiu bem nas coletivas de imprensa e as novidades que nos aguardam nos meses seguintes.

3 comentários:

Shikamaru disse...

Nossa, ficou completão, parabéns ai o_o

Os stands da Blizzard e da Sega ficaram muito fodas *-*

Irie disse...

Pra mim, a E3 desse ano foi a melhor de todas e a mais empolgante.

Muita coisa se deve ao anúncio do Project Natal. ♥

Thaís disse...

Otima materia!!! Deu mô vontade de ir a los angeles agora...e tambem quero ser uma booth babe /nuncaserá

Postar um comentário